Hoje na Economia – 27/07/2020

Hoje na Economia – 27/07/2020

Investidores mostram-se cautelosos no dia de hoje, preocupados com o ritmo da economia americana, diante do aumento de casos de covid-19 no país e o aumento das tensões entre EUA e China.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, nesta segunda-feira. Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,26%, impulsionado por mais um indicador mostrando que a economia local ganha força. Segundo os dados oficiais, o lucro de grandes empresas industriais chinesas subiu 11,5% em junho, bem acima dos 6% visto em maio, marcando o seu maior avanço desde março de 2019. O sul-coreano Kospi subiu 0,79% em Seul, enquanto o Taiex teve ganho expressivo de 2,31% em Taiwan. No Japão, no entanto, o índice Nikkei fechou em queda de 0,16% em Tóquio depois de ficar sem operar por dois dias em função de feriados locais. Pesou a valorização da moeda japonesa, afrentando os papéis das exportadoras. O dólar é cotado a 105,49 ienes, contra 106,40 ienes de sexta-feira. Em Hong Kong, o Hang Seng também fechou em baixa, recuando 0,41% no pregão de hoje. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific terminou o dia com valorização de 0,60%.

As bolsas europeias operam em baixa, na defensiva, de olho nos movimentos geopolíticos entre americanos e chineses. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com queda de 0,21%, no momento. Em Londres, o FTSE100 registra perda de 0,33%; o CAC40 recua 0,29% em Paris. Na Alemanha, foi divulgado o índice IFO de sentimento das empresas, que subiu de 86,3 pontos em junho para 90,5 pontos em julho, refletindo a confiança na gradual abertura da economia alemã. O dado superou as projeções do mercado, que previam o índice a 89,0. Na bolsa de Frankfurt, após uma abertura negativa, o índice DAX passou a operar com alta de +0,36%. O euro é negociado a US$ 1,1692, com valorização de 0,32%.

No mercado americano, os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta, esboçando uma reação após as perdas acumuladas na semana passada, por conta do aumento das tensões entre EUA e China. Investidores, nesta semana, estarão atentos às negociações em torno do novo pacote de estímulos no Congresso, ao mesmo tempo em que acompanham a divulgação de balanços trimestrais de grandes empresas. Neste momento, o índice futuro do Dow Jones sobe 0,50%; S&P 500 avança 0,52%; Nasdaq tem alta de 0,84%. O rendimento do T-Bond de 10 anos recua um ponto base para 0,574% ao ano.

No mercado de petróleo, o contrato futuro do produto tipo WTI, para entrega em setembro, é negociado a US$ 41,03/barril, com queda de 0,63%. A escalada das tensões entre americanos e chineses e a disseminação do coronavírus pelo mundo impactam negativamente sobre esse mercado no dia de hoje.

No mercado doméstico, a Bovespa deve abrir em alta acompanhando os futuros das bolsas de Nova York, bem como refletindo a melhora do ambiente político proporcionado pela retomada das discussões de uma agenda construtiva de reformas. Taxa de câmbio e juros futuros devem abrir oscilando entre margens estreita em dia de fraca agenda econômica doméstica.

Topo