Hoje na Economia – 27/07/2022

Hoje na Economia – 27/07/2022

Economia Internacional

A divulgação de dados imobiliários e de confiança do consumidor nos EUA frustraram as expectativas dos mercados ontem. Os preços de novas casas cresceram abaixo do esperado (1,32% M/M ante 1,50% M/M projetado) e desaceleraram em relação ao dado anterior (1,70% M/M). A despeito da surpresa para baixo, notícia positiva é a menor pressão inflacionária advinda do setor de housing. O índice de confiança do Conference Board também veio inferior ao esperado (95,7 contra 97), com o componente de expectativas ainda em patamar especialmente baixo (65,3). O balanço das notícias de ontem corrobora um discurso mais dependente dos dados por parte do Fed, sinalizando que a alta após a reunião de hoje ficará entre 50 e 75pb.

Na Alemanha, o índice de confiança do consumidor GFK para o mês de agosto ficou levemente abaixo do esperado, em -30,6 ante expectativa de -28,9.

Hoje, o destaque da agenda será a reunião de política monetária do FOMC, para a qual se espera uma alta de 75 pb nas taxas das Fed Funds. Serão divulgados, também, os dados referentes a encomendas de bens duráveis e de estoques no atacado, nos EUA.

Economia Nacional

O IPCA-15 de julho, divulgado ontem, avançou 0,13% M/M, ligeiramente abaixo da projeção da SulAmérica Investimentos e da mediana do mercado (0,16% M/M), levando o acumulado em 12 meses a 11,4%. A leitura foi de um número qualitativamente misto, com serviços subjacentes em linha com o esperado e núcleos como um todo cedendo, assim como a difusão. Em contrapartida, preocupa o avanço em serviços com viés inercial, como empregado doméstico e aluguel, e em itens de vestuários.

O INCC-M de julho variou 1,16% M/M, acima das estimativas de mercado (1% M/M), desacelerando consideravelmente em comparação ao dado de junho (2,81% M/M).

Hoje, a agenda doméstica deve ser esvaziada, contando apenas com a atualização de dados de crédito referentes a março e abril pelo Banco Central.

Topo