Hoje na Economia – 27/09/2023

Hoje na Economia – 27/09/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem vieram mais fracos do que o esperado. As vendas de novas casas recuaram mais do que o esperado em agosto (-8,7% M/M vs. -2,2% M/M), ante alta de 8,0% M/M no mês anterior. O índice de confiança do consumidor do Conference Board referente a setembro também surpreendeu para baixo a expectativa mediana do mercado, caindo de 108,7 para 103, ante 105,5 esperado. A queda do dado de setembro teve contribuição do componente de expectativas, que recuou de 83,3 para 73,7.

Na China, houve divulgação nesta madrugada dos lucros industriais referentes a agosto, que subiram 17,2% A/A no mês após queda de 6,7% registrada em julho.

Na Alemanha, também neste overnight, foi divulgado o índice GFK de confiança do consumidor para o mês de outubro, que permaneceu em campo negativo e veio em linha com o esperado pelos analistas (-26,5 vs. -26).

 Hoje o restante da agenda global contemplou a divulgação das encomendas de bens duráveis nos EUA, que surpreenderam positivamente e vieram mais fortes do que o esperado pelo mercado em agosto. As encomendas de bens duráveis cresceram 0,2% M/M, acima da projeção mediana dos analistas de -0,5% M/M e do dado anterior (5,2% M/M), enquanto o núcleo das encomendas de bens de capitais subiu 0,9% M/M, ante 0,1% M/M esperado.

 Cenário Brasil

No âmbito local, as notas de operações de crédito referentes a julho, divulgadas pelo Banco Central nesta manhã, mostraram expansão de 1,1% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 8,9%. As concessões nominais tiveram alta de 0,4% M/M na série com ajuste sazonal, e a inadimplência entre pessoas físicas caiu de 6,2% para 6,1%.

Hoje ainda será divulgado o Relatório Mensal da Dívida Pública referente a agosto pelo Tesouro Nacional.

Topo