Hoje na Economia – 27/10/2023

Hoje na Economia – 27/10/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, houve a divulgação dos lucros industriais na China, que registraram variação inferior à esperada pelo mercado em setembro (11,9% A/A vs. 17,2% A/A).

Na Zona do Euro, as expectativas apuradas pelo Banco Central Europeu (ECB) no 4° trimestre mostraram ligeiras revisões baixistas para a trajetória esperada do núcleo de inflação. A expectativa para o núcleo de inflação em 2024 caiu de 3,1% para 2,9%, de 2,3% para 2,2% em 2025 e de 2,1% para 2,0% no longo prazo.

Hoje o restante da agenda internacional teve como destaque a divulgação dos dados de renda e consumo pessoais referentes a setembro nos EUA, além da inflação medida pelo PCE. O ritmo de variação da renda pessoal desacelerou de 0,4% M/M para 0,3% M/M na margem, enquanto os gastos pessoais subiram 0,7% M/M, acima do esperado pelo mercado (0,5% M/M) e do observado no mês anterior (0,4% M/M). A inflação medida pelo PCE surpreendeu para cima a expectativa consensual dos analistas em setembro, mostrando variação de 0,4% M/M ante 0,3% M/M esperado, que é consistente com estabilidade da alta de 3,4% em termos anualizados. O núcleo do PCE veio em linha com o esperado (0,3% M/M), mas acelerou em relação ao dado de agosto (0,1% M/M) puxado pelos preços de serviços e de aluguéis, o que atribui viés mais desfavorável à leitura qualitativa do dado. Na comparação interanual, o núcleo do PCE acumulou alta de 3,7%. Ainda hoje, também será divulgada a revisão final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a outubro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos será pouco movimentada hoje, e, destacadamente, contou apenas com a divulgação do Resultado Primário do Governo Central em setembro, que excedeu a projeção mediana dos analistas de mercado de R$ 11 bilhões e somou R$ 11,5 bilhões no mês.

Topo