Hoje na Economia – 27/11/2023

Hoje na Economia – 27/11/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, as leituras preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a novembro, que foram divulgados na última sexta-feira, mostraram surpresas em ambas as direções. O PMI de manufatura veio abaixo do esperado pelos analistas (49,4 vs. 49,9) e caiu em relação ao dado anterior (50), enquanto o PMI do setor de serviços subiu de 50,6 para 50,8, superando a estimativa mediana do mercado de 50,3.

Nesta madrugada, foram divulgados os lucros industriais referentes a outubro na China, que registraram alta de 2,7% A/A.

Para hoje, a agenda global conta com a divulgação de dados nos EUA, além do discurso da Presidente do Banco Central Europeu (ECB) Christine Lagarde. Saem as vendas de novas casas em outubro, que devem mostrar queda próxima a 4,8% M/M, e o índice de atividade do Fed de Dallas para o mês de novembro, que deve permanecer em terreno negativo.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira não trouxe alterações relevantes em termos de revisões de projeções de inflação, crescimento e juros. Apenas o IPCA esperado para o final deste ano foi revisado em 2 pb, de 4,55% para 4,53%.

O restante da agenda doméstica de hoje inclui a divulgação de dados fiscais. Serão divulgados os dados da arrecadação federal relativa a outubro, que deve mostrar aceleração ante o mês anterior, e o Relatório Mensal da Dívida Pública, também referente a outubro.

Topo