Hoje na Economia – 28/01/2020

Hoje na Economia – 28/01/2020

Mercados internacionais buscam uma reação, nesta terça-feira, tentando recuperar parte das perdas recentes, enquanto investidores acompanham as notícias sobre a disseminação do coronavírus na China. O esforço de voltar a operar no azul foi frustrado, nesta manhã, pelo anúncio feito pelas autoridades de Hong Kong de suspender a emissão de vistos de viagens para turistas da China, tentando se proteger da disseminação da nova epidemia. As bolsas que operavam no positivo, como os futuros americanos e mercados europeus, voltaram para o vermelho, ganhando força os ativos considerados porto seguro.

A Treasury de 10 anos que flutuava em torno de 1,61% ao ano mais cedo, recuou para 1,5771% ao ano (-2,58%) após o anúncio de Hong Kong. Os índices futuros de Nova York operam, no momento, com altas moderadas: futuro do Dow Jones sobe 0,27% (de 0,64% às 5hs); S&P 500 0,29% (de 0,67%); Nasdaq 0,47% (de 1,91%). Investidores devem também ficar atentos aos balanços trimestrais de grandes empresas americanas, incluindo Apple, Pfizer, e 3M.

As bolsas asiáticas fecharam em baixa. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific perdeu 0,90% no pregão de hoje, quarta queda consecutiva. O índice japonês Nikkei caiu 0,55%, em meio a fortes perdas de ações ligadas a bens de consumo e maquinário. Em Seul, o sul-coreano Kospi teve queda de 3,09%, na volta do feriado do ano novo. Na China, as bolsas de Xangai e de Shenzhen divulgaram comunicado adiando a abertura dos negócios para segunda-feira (03). Originalmente, ambas voltariam a operar na próxima sexta-feira. Já a bolsa de Hong Kong informou hoje que irá retomar os negócios nesta quarta-feira, como estava previsto. No mercado de moedas, o dólar é cotado a 108,83 ienes de 108,92 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, as bolsas ensaiam uma recuperação tímida diante das fortes perdas de ontem. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, registra discreta queda de 0,04%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe moderados 0,12%; em Paris, o CAC40 avança apenas 0,07%; O DAX em Frankfurt opera com queda de 0,16%. O euro é transacionado a US$ 1,1020, mantendo-se no mesmo patamar verificado no final da tarde de segunda-feira. Ontem, a Alemanha se tornou o segundo país da Europa e o 15º do mundo com casos registrados de coronavírus. Já havia informações sobre três infectados na França.

Os futuros do petróleo operam em queda na manhã desta terça-feira, com investidores preocupados que a epidemia de coronavírus iniciada na China comprometa a perspectiva econômica global. No momento, o contrato futuro do produto tipo WTI é cotado a US$ 52,81/barril, com queda de 0,62%.

A Bovespa deve abrir acompanhando os futuros de ações de Nova York, tentando se manter no positivo, buscando recuperar parte das perdas de ontem. Na agenda, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de seminário em São Paulo. Sua palestra será acompanhada atentamente pelos investidores, buscando consolidar suas apostas em corte adicional da Selic no Copom de fevereiro.

Topo