Hoje na Economia – 28/02/2023

Hoje na Economia – 28/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as encomendas de bens duráveis caíram mais do que o esperado (-4,5% M/M vs. -4,0% M/M) na leitura prévia de janeiro, que foi divulgada ontem. O núcleo que exclui transportes, por outro lado, avançou 0,7% M/M, acima do esperado pela mediana das projeções (0,1% M/M). As encomendas de bens de capital também surpreenderam positivamente, avançando 0,8% M/M ante 0,0% esperado. O índice de atividade do Fed de Dallas referente a fevereiro manteve-se em campo negativo (-13,5) e piorou em relação ao dado anterior (-8,4), puxado por uma queda nos componentes de novas encomendas e de produção.

Na Europa, a divulgação de dados preliminares de inflação acima do esperado nesta madrugada voltou a preocupar os mercados. Na Espanha, a prévia da inflação ao consumidor de fevereiro mostrou alta de 1,0% M/M, acima da expectativa de 0,7% M/M e compatível com alta acumulada de 6,1% nos últimos 12 meses. Na França, a leitura preliminar da inflação ao consumidor de fevereiro teve apontou variação de 6,2% na comparação interanual, acima do esperado pelos analistas (6,1% A/A). Na Alemanha, os preços de importação recuaram 1,2% M/M em janeiro, abaixo do esperado (-1,5% M/M).

Hoje a agenda internacional tem como destaques novos dados de atividade nos EUA. Serão divulgados o índice de confiança do consumidor do Conference Board de fevereiro, o PMI do Fed de Chicago e o índice de atividade do Fed de Richmond, referentes a fevereiro. Sairão também dados de preços de casas de dezembro e a prévia dos estoques no atacado em janeiro.

Economia Nacional

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação dos dados da PNAD Contínua de dezembro, que mostraram queda na taxa de desemprego para 7,9%, de 8,1%, ante 8,0% esperado pelo consenso de mercado.

A agenda do dia também conta com a divulgação do Resultado Fiscal consolidado do Setor Público de janeiro e do Relatório Mensal da Dívida Pública. No front político, os mercados devem estar atentos ao anúncio da decisão quanto à desoneração dos combustíveis, que se encerra hoje.

Topo