Hoje na Economia – 28/02/2024

Hoje na Economia – 28/02/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, o balanço dos dados de atividade divulgados ontem mostrou saldo baixista para a temperatura de crescimento da economia. Destacadamente, a leitura preliminar das encomendas de bens duráveis referente a janeiro mostrou contração superior à esperada pelos analistas (-6,1% M/M vs. -5,0% M/M), enquanto as encomendas de bens de capital vieram em linha com o esperado, indicando ligeira alta de 0,1% no mês. O índice de confiança do consumidor do Conference Board para fevereiro também veio abaixo do esperado (106,7 vs. 115), ante 110,9 no mês anterior.

Na Zona do Euro, o índice de confiança econômica de fevereiro, divulgado nesta madrugada, recuou de 96,2 para 95,4 e surpreendeu negativamente a expectativa mediana dos analistas de 96,6.

Para hoje, a agenda global inclui a 2ª divulgação do PIB do 4° trimestre nos EUA, para a qual não é esperada revisão, e da prévia dos estoques no atacado de janeiro. Os mercados também monitoram os discursos de membros do Fed agendados para hoje (Bostic, Collins e Williams).

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de hoje contou com a divulgação do IGP-M de fevereiro, que registrou variação de -0,52% M/M, em linha com o esperado pela projeção consensual do mercado, e acumula deflação de -3,76% nos últimos 12 meses. A leitura de fevereiro seguiu mostrando aberturas benignas nos preços ao produtor, que recuaram -0,9% M/M puxados por itens agropecuários – destacadamente a soja e derivados (farelo e óleo). Os preços ao consumidor subiram 0,53% M/M, ainda pressionados por alimentação, enquanto o INCC teve alta de 0,2% na margem.

Hoje ainda será divulgado o Resultado Primário do Governo Central de janeiro.

Topo