Hoje na Economia – 28/03/2024

Hoje na Economia – 28/03/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, o discurso com tom hawkish de Waller, do Fed, reforçou o tom de cautela por parte da autoridade monetária. O membro do Fed destacou que os dados de inflação piores do que o esperado no começo deste ano poderiam prorrogar o início do ciclo de normalização de juros, que deve começar ainda neste ano. A despeito da maior preocupação com a persistência da inflação e com a resiliência da atividade, Waller ainda manteve a chance de um corte da taxa básica de juros na reunião de junho.

A 2ª revisão do PIB norte americano referente ao 4° trimestre surpreendeu para cima a expectativa consensual dos analistas. O crescimento foi revisado de 3,2% T/T anualizado para 3,4%, puxado por uma revisão altista do consumo das famílias, que cresceu 3,3% ante 3,0% na leitura anterior.

Ainda hoje serão divulgados o PMI do Fed de Chicago de março e a leitura final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, nos EUA.

Cenário Brasil

No âmbito local, os dados de emprego referentes a fevereiro seguiram mostrando um mercado de trabalho resiliente. O CAGED, que foi divulgado ontem, apontou abertura de 306.111 postos formais de trabalho no mês de fevereiro, acima do teto das projeções de mercado (300.000). A surpresa altista no dado de fevereiro foi puxada pelo desempenho positivo do setor de serviços. Os dados da PNAD Contínua referentes ao trimestre findo em fevereiro divulgados nesta manhã mostraram elevação da taxa de desemprego de 7,6% para 7,8%, em linha com o esperado.

Topo