Hoje na Economia – 28/07/2022

Hoje na Economia – 28/07/2022

Economia Internacional

Ontem, o comitê de política monetária do Federal Reserve elevou as taxas básicas de juros em 75 pb, para o intervalo entre 2,25% e 2,5%, conforme amplamente esperado pelo mercado. Em termos de sinalização, o presidente do Fed Jerome Powell afirmou na coletiva de imprensa que a magnitude dos próximos ajustes deve permanecer condicionada a evolução dos dados. Seguimos com a visão que o Fed precisará elevar a taxa de juros pra 4%.

A leitura previa das encomendas de bens duráveis nos EUA em junho indicou alta de 1,9% M/M, acima do esperado (-0,4% M/M). O núcleo que exclui encomendas de bens de transporte também subiu levemente acima do esperado na margem (0,3% M/M ante 0,2% M/M). A surpresa positiva no dado é condizente com variação de 0,6% T/T nos investimentos.

Hoje a agenda global será movimentada. Nos EUA, será conhecida a variação do PIB do 2º trimestre, que deve crescer 0,5% T/T anualizado. Também serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e a sondagem industrial do Fed de Kansas City. Na Alemanha, a previa da inflação ao consumidor de julho deve avançar 0,6% M/M.

Economia Nacional

O IGP-M de julho subiu 0,21% M/M, abaixo da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,44% M/M) e da mediana do mercado (0,28% M/M). A surpresa para baixo no indicador adveio da desaceleração dos preços ao produtor (de 0,3% para 0,21%), refletindo o arrefecimento de commodities agrícolas e industriais, e da deflação de 0,28% nos preços ao consumidor, provocada pela redução dos preços da gasolina.

Para hoje, a agenda econômica doméstica deve contar com a divulgação do CAGED de junho, para o qual o mercado projeta criação de 240 mil vagas formais de emprego.

Topo