Hoje na Economia – 28/08/2022

Hoje na Economia – 28/08/2022

Economia Internacional

A segunda prévia do PIB americano do 2º trimestre apontou variação de -0,6% T/T anualizado, ligeiramente inferior à contração esperada de 0,7% e à queda de 0,9% indicada na primeira leitura. A revisão levemente altista na margem foi explicada pelo aumento na demanda interna, derivada de consumo.
O índice de atividade industrial do Fed de Kansas City recuou de 13, no último dado, para 3 em agosto e ficou abaixo do esperado (10). A desaceleração do número foi provocado pela queda no componente de expectativas e nos componentes de atividade, em especial as novas encomendas, ainda que os índices de tempo de entrega sigam melhorando na margem.

Na Alemanha, o índice GFK de confiança do consumidor referente a setembro veio abaixo do esperado, ficando em -36,5 ante expectativa de -32. A desaceleração da economia europeia segue sendo um importante foco de preocupação dos mercados.

Hoje, a agenda global tem como destaques a divulgação da inflação medida pelo PCE de julho nos EUA, que deve mostrar avanço de 0,2% M/M no núcleo ex-alimentação e energia, da pesquisa de confiança e expectativa do consumidor da Universidade de Michigan e a fala de Jerome Powell em Jackson Hole. .

Economia Nacional

O INCC-M de agosto desacelerou de 1,16% M/M para 0,33% M/M, abaixo do esperado (0,54% M/M).

Para hoje, a agenda doméstica tende a ter poucos destaques, enquanto a repercussão do noticiário político segue em evidência.

Topo