Hoje na Economia – 28/09/2023

Hoje na Economia – 28/09/2023

 Cenário Internacional

Hoje os destaques da agenda econômica global incluem dados de atividade nos EUA e discursos de membros do Fed. Foi divulgada a revisão do PIB norte americano referente ao 2º trimestre, que mostrou crescimento de 2,1% T/T anualizado, em linha com a leitura anterior, mas inferior à expectativa mediana do mercado de 2,2%. Os dados de consumo pessoal, em contrapartida, foram revisados para baixo, de 1,7% T/T anualizado para 0,8%, surpreendendo a expectativa consensual dos analistas. Também saíram os pedidos semanais de seguro-desemprego, que vieram abaixo do esperado (204 mil vs. 215 mil) e seguiram corroborando a visão de continuidade de resiliência do mercado de trabalho. Ganham peso na agenda, também, os discursos de Jerome Powell, Goolsbee e Barkin, do Fed.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o IGP-M de setembro registrou variação de 0,37% M/M, em linha com o esperado pelo mercado e levemente abaixo da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,32% M/M), e acumulou deflação de -5,97% na comparação interanual. A aceleração do índice em setembro teve contribuição importante dos preços ao produtor, que subiram 0,41% M/M puxados por bens industriais (combustíveis e minério de ferro), enquanto itens agrícolas desaceleraram. Os preços ao consumidor variaram 0,27% M/M, pressionados pelo aumento da gasolina. O INCC-M registrou variação igual à do mês anterior (0,24% M/M).

Ainda hoje, os mercados locais devem se atentar à divulgação do Resultado Primário do Governo Central em agosto e à apresentação do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central em entrevista coletiva do Presidente, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen.

Topo