Hoje na Economia – 28/10/2022

Hoje na Economia – 28/10/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o PIB do 3º trimestre, divulgado ontem, superou a expectativa mediana do mercado ao apresentar crescimento de 2,6% T/T em termos anualizados, acima do esperado (2,4% T/T). Qualitativamente, a surpresa positiva teve contribuição relevante das exportações e dos gastos do governo, ao passo que, em contrapartida, os componentes da demanda privada – como consumo das famílias e investimento – seguiram enfraquecendo na margem.

Na Europa, os dados de confiança seguem refletindo as incertezas acerca da questão energética, do cenário geopolítico e da continuidade do aperto monetário pelo ECB. A confiança do consumidor na Zona do Euro ficou em -27,6 no mês de outubro, em linha com a leitura prévia, mantendo-se em campo negativo. Na Alemanha, a leitura preliminar do PIB do 3º trimestre veio acima do esperado (0,3% T/T ante -0,2% T/T)

Hoje, o foco da agenda global tende a permanecer sobre a divulgação de dados americanos. A expectativa para a inflação medida pelo PCE em setembro, a ser divulgada hoje, é de 0,3% M/M para o índice cheio e de 0,5% para o núcleo. Também serão divulgados os dados de renda e gasto pessoais e de custo de emprego, que deve avançar 1,2% no 3º trimestre. A pesquisa de confiança da Universidade de Michigan tende a vir em linha com as leituras preliminares, mostrando estabilidade das expectativas de inflação.

 

Economia Nacional

No âmbito doméstico, os dados da PNAD divulgados ontem vieram em linha com o esperado, com a taxa de desemprego tendo caído de 8,9% para 8,7% em setembro, e seguiram corroborando a visão de ganho de tração do mercado de trabalho neste ano. Também divulgado ontem, o superávit primário do governo central em setembro ficou ligeiramente abaixo do esperado (R$11 bilhões ante expectativa de R$11,8 bilhões).

O IGP-M de outubro registrou variação de -0,97% M/M, inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos (-0,79% M/M) e pelo mercado (-0,81% M/M). No acumulado em 12 meses, o índice desacelerou para 6,52%. A surpresa baixista foi novamente puxada pela queda nos preços ao produtor, que caíram 1,44% no mês ante expectativa de contração de 1,2%. No todo, o dado de outubro deve manter o viés de baixa para as projeções do IGP-M para 2022.

Para hoje, a agenda doméstica de dados deve ser menos movimentada, na medida em que o foco dos investidores deve se manter sobre a dinâmica pré-eleitor

Topo