Hoje na Economia – 28/11/2023

Hoje na Economia – 28/11/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade que foram divulgados ontem surpreenderam negativamente as expectativas de mercado. As vendas de novas casas recuaram mais do que o esperado em outubro (-5,6% M/M vs. -5,1% M/M), enquanto o índice de atividade do Fed de Dallas referente a novembro caiu de -19,2 para -19,9, ante aceleração esperada pelos analistas para -16.

Nesta madrugada, foi divulgado o índice GFK de confiança do consumidor referente ao mês de dezembro na Alemanha, que veio melhor do que o esperado (-27,8 vs. -28,2) e avançou ligeiramente em relação ao dado anterior (-28,3), ainda que tenha permanecido em campo negativo.

Hoje a agenda global terá como destaques dados nos EUA. Serão divulgados os preços de casas em setembro, o índice de confiança do consumidor do Conference Board para novembro, que deve mostrar leve recuo em relação a outubro, a sondagem industrial do Fed de Richmond e de serviços do Fed de Dallas, ambas referentes a novembro. Goolsbee e Waller, do Fed, têm discursos agendados.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA-15 de novembro, que registrou variação de 0,33% M/M, em linha com a projeção da SulAmérica Investimentos (0,33% M/M) e ligeiramente acima da expectativa mediana do mercado (0,31% M/M). A leitura preliminar da inflação de novembro foi pressionada pelos preços livres, que subiram 0,48% M/M, puxados pela alta de 1,06% M/M em Alimentação no Domicílio, enquanto os preços administrados registraram deflação de -0,11% M/M, em linha com o esperado. Em termos de composição qualitativa, o dado seguiu mostrando abertura benigna e consistente com a continuidade do processo de desinflação dos núcleos, em especial dos serviços subjacentes, que vieram abaixo do esperado.

Hoje ainda serão divulgados os dados do CAGED de outubro, que devem mostrar criação líquida de mais de 130 mil vagas formais de emprego.

Topo