Hoje na Economia – 28/12/2022

Hoje na Economia – 28/12/2022

Economia Internacional

Na terça-feira foram divulgados diversos dados econômicos americanos. Os dados hard de balança comercial e estoques de novembro mostraram números melhores que o esperado. O dado soft, de índice de atividade do Fed de Dallas de dezembro, veio abaixo das expectativas, em -18,8 contra -15 esperado. Também saíram os preços de casas referentes a outubro, que caíram menos que esperado, com quedas menos intensas que nos últimos meses. O índice da FHFA ficou estável (expectativa de queda de -0,8% M/M) e o índice S&P/CoreLogic caiu -0,5% M/M (expectativa era de -1,2% M/M). Tudo isso, junto com a perspectiva de reabertura não ordenada da economia chinesa e seu impacto na inflação levaram os juros americanos a subirem consideravelmente ontem, cerca de 10 a 15 bps nos principais vencimentos.

Ontem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também divulgou suas medidas de retaliação ao teto de preço de petróleo imposto pelo G7 e aliados, proibindo a exportação para esses países de petróleo, mas que foi em linha com as expectativas do mercado.

Hoje saem mais dados de housing (vendas pendentes de casas, que devem recuar -1% M/M) e mais um índice do Fed regional, de Richmond, que deve ficar em -10, contra -9 no mês anterior.

Economia Nacional

Os dados de crédito, divulgados ontem, seguiram mostrando arrefecimento do crédito bancário, refletindo o patamar contracionista da política monetária.

No front político, as atenções seguem concentradas nas indicações de nomes para ministérios, e na estruturação dos mesmos.

Hoje serão divulgados os dados referentes ao mercado de trabalho formal, o CAGED, e as contas fiscais do governo central..

Topo