Hoje na Economia – 29/04/2024

Hoje na Economia – 29/04/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, a leitura final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a abril, que foi divulgada na última sexta-feira, mostrou ligeiro aumento da expectativa de inflação para os próximos 12 meses, de 3,1% para 3,2%, enquanto a inflação esperada para 5 a 10 anos à frente permaneceu estável em 3,0%.

Na China, houve a divulgação dos lucros industriais de março, que registraram recuo de 3,5% na comparação interanual. Na Zona do Euro, o índice de confiança do consumidor veio em linha com o esperado na leitura final de abril, permanecendo em campo negativo. Na Alemanha, a prévia da inflação ao consumidor de abril mostrou variação de 0,5% M/M, abaixo da expectativa consensual dos analistas (0,6% M/M) e condizente com alta interanual de 2,2%. O núcleo variou 0,6% na margem, em linha com o esperado e compatível com alta de 2,4% A/A.

Para hoje o restante da agenda global de dados conta com a divulgação do índice de manufatura do Fed de Dallas de abril, nos EUA.

 Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgado o IGP-M de abril, que surpreendeu para cima a projeção mediana do mercado ao mostrar variação de 0,31% M/M, ante 0,10% M/M esperado e -0,47% M/M no mês anterior. Nos últimos 12 meses, o IGP-M acumula deflação de -3,04%. A surpresa altista no dado de abril foi explicada pelos preços ao produtor, que avançaram 0,29% na margem, puxados tanto por itens agrícolas (soja, café e cacau) quanto por bens industriais, que refletiram a queda menos intensa do minério de ferro. Os preços ao consumidor subiram 0,32% M/M, na esteira da aceleração nos preços de alimentos. O INCC variou 0,41% no mês, puxados por mão de obra.

Hoje ainda será divulgado o Resultado Primário do Governo Central referente ao mês de março.

Topo