Hoje na Economia – 29/05/2023

Hoje na Economia – 29/05/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a divulgação final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a maio trouxe revisão altista do número-índice, de 58 para 59,2. A expectativa para a taxa de inflação de 1 ano à frente foi revisada para baixo, de 4,5% para 4,2%, enquanto a expectativa para o prazo de 5 a 10 anos permaneceu em 3,1%. Em discurso na sexta-feira, Mester, do Fed, manteve o tom hawkish ao reconhecer que ainda há trabalho a ser feito em termos de aperto monetário em razão da resiliência dos dados de atividade e da persistência de dados de inflação em patamares elevados.

O destaque do noticiário neste final de semana foi o anúncio de um acordo entre o presidente norte americano Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, para a extensão do teto da dívida no país por meio de um projeto de lei, que deve ser votado nos próximos dias no Congresso. O acordo deve incluir a elevação do teto da dívida para os próximos 2 anos, ao mesmo tempo em que deve impor maior rigidez nos gastos do governo em termos reais, o que alivia a preocupação dos mercados quanto a riscos de cauda associados a um default da dívida americana.

Hoje a agenda global de dados fica esvaziada em função do feriado nos EUA.

Economia Nacional

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira trouxe revisões baixistas para a inflação de curto prazo. A expectativa para o IPCA em 2023 caiu 9 pb, de 5,80% para 5,71%, refletindo a surpresa positiva observada no IPCA-15 de maio, divulgado na semana passada. Em termos de crescimento, a variação esperada para o PIB deste ano subiu de 1,20% para 1,26%.

Para hoje, o restante da agenda ainda conta com a divulgação do Relatório Mensal da Dívida Pública referente a abril.

Topo