Hoje na Economia 29/07/2015

Hoje na Economia 29/07/2015

Edição 1325

29/07/2015

O foco no exterior se concentrará nas perspectivas para a política monetária americana, após a reunião de política monetária (Fomc), que termina hoje. No comunicado (a ser conhecido às 15hs) espera-se que o Fomc reitere a intenção de iniciar o processo de normalização da política monetária ainda este ano, dentro de uma evolução cuidadosa e gradualista. Ainda que o texto não traga clareza quanto ao timing da primeira alta dos juros, a simples sinalização de aumento nos próximos meses colocaria pressão adicional no dólar e nos juros das treasuries.

O índice futuro do S&P 500 opera com discreta alta (+0,18%), ao mesmo tempo em que o dólar recua frente às principais moedas (dólar índex: -0,18%), e o juro pago pelo T-Bond de 10 anos encontra-se em 2,261% ao ano.

Na Europa, os investidores se debruçam sobre os resultados empresariais divulgados hoje, enquanto se espera pela decisão do Fed/Fomc. Balanços trazendo resultados acima do esperado motivam os investidores, valorizando as bolsas da região. O índice STOXX600 registra alta de 0,34%, nesta manhã. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,45%; em Paris, o CAC40 ganha 0,20% e em Frankfurt, o DAX zerou os ganhos do início do pregão. O euro é negociado a US$ 1,1065, mantendo-se estável em torno desse patamar.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única, mas o índice regional MSCI Asia Pacific fechou a sessão com valorização de 0,4%, com investidores cautelosos à espera do resultado da reunião de política monetária americana. As bolsas chinesas voltaram a subir após três dias de queda, refletindo os esforços das autoridades chinesas em tentar sustentar os preços das ações e acalmar os investidores. O índice Xangai Composto fechou o dia com ganho de 3,44%, após ter oscilado entre ganhos e perdas na maior parte da sessão. Em Hong Kong, o índice Hang Seng mostrou valorização de 0,47%. No Japão, a decepção com os ganhos apresentados por grandes empresas (Fanuc, Advantest e Tokio Electron) levou o mercado de ações a contabilizar perdas pela quarta sessão consecutiva. O índice Nikkei encerrou o dia com queda de 0,13%. No mercado de moeda, o dólar permanece estável, oscilando em torno de 123,58 ienes.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 47,76/barril (-0,48%), no momento. Entre as demais commodities, a maioria oscila em torno da estabilidade, com exceção de metais básicos, que sobem 0,33%, nesta manhã.

No mercado doméstico, as atenções voltadas para o anúncio do resultado da reunião do Copom, que será conhecido no final da tarde. A maioria dos participantes do mercado aposta em nova alta de 0,50 ponto percentual, colocando a Selic em 14,25%. Há aqueles que esperam uma alta derradeira de 0,25 pp, encerrando o atual ciclo de aperto com a Selic em 14%. Bolsa de ações e câmbio devem operar sem direcional definido, de olho no resultado da reunião de política monetária americana.

Topo