Hoje na Economia – 29/07/2022

Hoje na Economia – 29/07/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o PIB do 2º trimestre, divulgado ontem, caiu 0,9% T/T anualizado, inferior à variação positiva de 0,4% esperada pelo mercado. No 1º trimestre, a queda havia sido de 1,6% T/T. A leitura da composição do dado indica que o destaque negativo foi investimento, que caiu 13,5% no trimestre, em especial investimento residencial e em estruturas. Surpresa positiva para a atividade foi a aceleração do consumo de serviços, em que pese os impactos altistas do componente para a dinâmica inflacionária e para a política monetária do Fed. Em linhas gerais, o panorama é de desaceleração da atividade, o que deve gerar revisões para baixo nas projeções de crescimento nos EUA e no mundo em 2022.

Na Zona do Euro, também foi divulgado o PIB do 2º trimestre, que cresceu 0,7% T/T anualizado, acima das projeções de mercado (0,2% T/T). Em termos de inflação, o índice de preços ao consumidor na prévia de julho veio ligeiramente acima do esperado (0,1% M/M ante -0,1% estimado), acelerando para 8,9% no acumulado em 12 meses.

Para hoje, a agenda será importante nos EUA, com as divulgações da inflação medida pelo PCE e da pesquisa de confiança da Universidade de Michigan, além da índice de custo do emprego.

Economia Nacional

No âmbito local, os dados do mercado de trabalho seguem resilientes e surpreendendo positivamente. O CAGED de junho mostrou criação líquida de mais de 277 mil vagas formais, enquanto o esperado pelo mercado era 240 mil.

O resultado primário do governo central também surpreendeu em junho, registrando superávit de R$14,4 bilhões, acima do esperado.

Hoje, o destaque da agenda local é a divulgação da PNAD de junho, que deve mostrar a taxa de desemprego em torno de 9,3%.

Topo