Hoje na Economia – 29/08/2022

Hoje na Economia – 29/08/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de inflação divulgados na última sexta-feira vieram abaixo do esperado, trazendo um balanço ligeiramente melhor na margem. A inflação medida pelo PCE variou -0,1% M/M em julho, ante expectativa de 0% M/M, e desacelerou em relação ao dado anterior (1% M/M). No acumulado em 12 meses, o índice ficou em 6,3%. No núcleo, a variação foi de 0,1% M/M, levemente inferior à expectativa de 0,2%. Também houve desaceleração em comparação ao número anterior (0,6% M/M) e no acumulado em 12 meses, que saiu de 4,8% A/A para 4,6% A/A. Na leitura qualitativa do dado de julho, destaca-se a melhora da inflação de serviços, tanto no número quanto na difusão, que caíram, ainda que pela contribuição de itens voláteis como turismo e serviços financeiros. Essa melhora, no entanto, era esperada devido ao panorama mostrado pelo CPI, divulgado anteriormente.

O índice de confiança da Universidade de Michigan superou as estimativas, vindo em 58,2 contra 55,5 esperado. As expectativas de inflação também vieram surpreenderam positivamente, ficando abaixo do esperado: a inflação esperada para 1 ano à frente ficou em 4,8% (5% estimado) e a esperada para 5 a 10 anos, em 2,9% (3% esperado).

Em Jackson Hole, o presidente do Fed, Jerome Powell, teve discurso com tom hawkish, reafirmando o compromisso do FOMC com o retorno da inflação à meta de 2% e com o processo de ancoragem das expectativas. A magnitude do próximo ajuste ainda depende da divulgação de dados de inflação e de atividade relevantes, mas espera-se uma redução do ritmo de 75 bps para 50 bps.

Hoje a agenda global tende a ser pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do índice de atividade do Fed de Dallas referente a agosto.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados de hoje tem como destaques o Relatório Focus, que na última semana mostrou queda nas projeções de inflação de 2023 e estabilidade para 2024, e a divulgação dos dados de criação de vagas formais de emprego do CAGED, para o qual o mercado espera criação de mais de 250 mil vagas em julho. No front político, a semana terá nova rodada de pesquisas eleitorais importantes.

 

Topo