Hoje na Economia – 29/08/2023

Hoje na Economia – 29/08/2023

Cenário Internacional

Na Ásia, os dados japoneses de emprego referentes a julho, divulgados nesta madrugada, mostraram elevação da taxa de desemprego de 2,5% para 2,7%, surpreendendo a expectativa dos analistas de manutenção do nível observado no mês anterior. Na China, o fluxo de notícias no overnight destacou a possibilidade de serem anunciados estímulos financeiros associados à redução de taxas de depósitos e de hipotecas.

Na Alemanha, o índice GFK de confiança do consumidor referente ao mês de setembro veio abaixo do esperado pelos analistas (-25,5 contra -24,3), recuando em comparação ao dado anterior (-24,3).

Hoje a agenda internacional contempla a divulgação de dados nos EUA. Serão divulgados os preços de casas em junho, o índice de confiança do consumidor do Conference Board de agosto e a abertura de postos de trabalho apurada pelo JOLTS em julho, para a qual o mercado estima 9,5 milhões, ante 9,6 milhões no mês anterior. Barr, do Fed, deve discursar, à tarde.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue sem maiores destaques. Hoje pela tarde será divulgado o Relatório Mensal da Dívida Pública referente a julho. No front político, o noticiário reflete o envio de medidas que visam o aumento de arrecadação, que incluem a taxação de fundos de investimento exclusivos e investimentos no exterior.

Topo