Hoje na Economia – 29/11/2023

Hoje na Economia – 29/11/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, o índice de confiança do consumidor do Conference Board e a sondagem de serviços do Fed de Dallas referentes a novembro, que foram divulgados ontem, surpreenderam positivamente, mas os mercados se atentaram ao tom mais dovish no discurso de membros do Fed. Waller sinalizou que o patamar atual de juros deve ser suficiente para garantir a convergência da inflação à meta de 2%, o que reduz a probabilidade de altas adicionais nas próximas reuniões. Waller também sinalizou a possibilidade de o FOMC vislumbrar cortes de juros no primeiro semestre do ano que vem caso a dinâmica inflacionária recente siga se mostrando mais benigna do que o esperado.

Para hoje, a agenda global contempla a divulgação prévia da inflação ao consumidor de novembro na Alemanha e da 2ª revisão do PIB norte americano referente ao 3º trimestre, que deve mostrar ligeira revisão para cima. Mester, do Fed, tem discurso agendado para hoje, e o Banco Central americano divulga seu livro bege.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o IGP-M registrou variação de 0,59% M/M em novembro, em linha com a projeção consensual dos analistas (0,60% M/M) e compatível com uma redução da deflação acumulada nos últimos 12 meses para -3,46%. Os preços ao produtor avançaram 0,71% M/M, puxados pela aceleração nas cotações de commodities agrícolas (farelo de soja, café e mandioca) e de bens industriais (diesel e minério de ferro). Os preços ao consumidor tiveram alta de 0,42% no mês, na esteira da pressão altista sobre os preços de alimentos, enquanto o INCC-M desacelerou para 0,10% M/M.

Topo