Hoje na Economia – 30/01/2024

Hoje na Economia – 30/01/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foi divulgada a revisão do PIB referente ao 4º trimestre na Zona do Euro, que elevou o crescimento no período de -0,1% T/T para 0,0% T/T, consistente com ligeiro crescimento de 0,1% na comparação interanual. Na Alemanha, o PIB seguiu indicando retração de 0,3% T/T, corroborando o panorama de desaceleração da economia alemã.

Para hoje, a agenda global tem como destaques dados de atividade nos EUA. Serão divulgados os dados de abertura de vagas de emprego apurados pelo JOLTS relativos a dezembro, o índice de confiança do consumidor do Conference Board para janeiro e o índice FHFA de preços de casas em novembro, além da sondagem de serviços do Fed de Dallas.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Resultado Primário do Governo Central referente a dezembro, que foi divulgado ontem, mostrou déficit de R$ 116,1 bilhões, levemente inferior ao esperado pela projeção mediana dos analistas (R$ 117,3 bilhões).

O IGP-M variou 0,07% M/M em janeiro, surpreendendo para baixo a expectativa consensual do mercado de 0,24% M/M e reduzindo a deflação acumulada em 12 meses para -3,32%. Os preços ao produtor recuaram 0,09% no mês, puxados pela queda nos preços de bens industriais, enquanto os preços ao consumidor tiveram alta de 0,59% M/M. O INCC avançou 0,23% na margem.

Topo