Hoje na Economia – 30/05/2023

Hoje na Economia – 30/05/2023

Economia Internacional

Na Zona do Euro, a divulgação final do índice de confiança do consumidor referente a maio mostrou deterioração nos componentes de sentimento econômico. O índice de confiança na economia foi revisado de 98 para 96,5, abaixo do dado anterior (99), enquanto a confiança no setor industrial caiu de -2,8 para -5,2, inferior ao dado prévio de -4. Para o setor de serviços, a confiança manteve-se em campo positivo, mas desacelerou em relação ao dado anterior (7 vs. 9,9) e foi revisado para baixo na leitura final.

Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados de housing e atividade nos EUA. Os índices de preços de casas em março, que foram divulgados nesta manhã, surpreenderam para cima as expectativas de mercado. Mais tarde serão divulgados o índice de confiança do consumidor do Conference Board e da sondagem industrial do Fed de Dallas, referentes a maio. Barkin, do Fed, deve discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, o IGP-M de maio registrou deflação de -1,84% M/M, ficando abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (-1,64% M/M) e pela mediana de mercado (-1,73% M/M). Nos últimos 12 meses, o IGP-M acumula variação de -4,47%. A surpresa baixista foi novamente puxada pela queda nos preços ao produtor, que registraram o maior arrefecimento da série histórica (-2,72% M/M). Os produtos agrícolas recuaram -4,37% M/M, enquanto os bens industriais caíram -2,08% M/M. Os preços ao consumidor tiveram alta de 0,48% M/M e o INCC-M acelerou para 0,40% M/M.

As notas de operações de crédito referentes a abril, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram ligeiro recuo do volume de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) de 0,1% M/M, desacelerando em relação à alta do mês anterior (0,9% M/M). As concessões retraíram 1,2% M/M na série com ajuste sazonal.

Topo