Hoje na Economia 30/09/2015

Hoje na Economia 30/09/2015

Edição 1368

30/09/2015

A abertura dos mercados internacionais sugere um dia de alta, levando-se em conta que os índices futuros das bolsas tanto dos Estados Unidos como da Europa registram valorizações, neste momento. Na mesma direção, dado o cenário de menor aversão ao risco, a moeda norte-americana se aprecia frente às principais moedas e as cotações das principais commodities estão em alta.

O índice futuro do S&P500 registra valorização de 1,17%, neste momento, sugerindo continuidade da recuperação das bolsas de ações norte-americanas observada no pregão de ontem. O dólar índex registra alta de 0,25%, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos situa-se em 2,09% ao ano. Na agenda, o foco permanecerá centrado na política monetária. Janet Yellen fará discurso em eventos promovidos por associação de bancos comunitários. A ADP divulga o relatório de emprego do setor privado de setembro. Ambos os eventos contribuirão para que os investidores refinem suas apostas sobre quando o Fed iniciará a elevação da taxa básica de juros.

Na Europa, o índice STOXX600 opera com valorização de 2,26%, trazendo a perda acumulada no 3º trimestre para 9,1%. Sustentam a alta de hoje as montadoras de autos e mineradoras. Em Londres O FTSE sobe 2,05%; em Paris CAC40 registra +2,58% e o DAX de Frankfurt avança 2,45%, no momento. O euro opera em baixa após a divulgação da leitura preliminar da inflação ao consumidor mostrar queda de 0,1% em agosto. O ambiente de deflação deve levar o Banco Central Europeu a aumentar o volume de estímulos monetários em curso. No momento, o euro é negociado a US$ 1,1207, com queda de 0,37% ante a moeda americana.

Na Ásia, mercados de ações fecharam em alta, acompanhando os ganhos observados em Nova York. O índice regional MSCI Asia Pacific fechou a sessão de hoje com alta de 1,3%, após dois dias de quedas consecutivas. Em Tókio, a menor aversão ao risco levou o iene a mostrar a primeira queda frente ao dólar nesta semana, favorecendo as ações das empresas exportadoras. O índice Nikkei apurou alta de 2,70%. A moeda americana é cotada a 120,27 ienes no momento, contra 119,85 ienes de ontem à tarde. Na China, mercados também fecharam no azul: Xangai Composto +0,48% e Hang Seng +1,41%.

No mercado de commodities, o dia também é de recuperação. O índice Bloomberg de Commodity registra alta de 0,41% no momento, com destaque para minerais básicos (+0,39%) e agrícolas (+0,46%). O petróleo, no entanto, opera em queda nesta manhã. O produto tipo WTI é cotado a US$ 45,04/barril, com queda de 0,40%.

A Bovespa deve acompanhar as bolsas internacionais e sustentar o movimento de alta observado ontem. No entanto, o investidor estará atento à agenda política doméstica. A presidente Dilma deverá anunciar a reforma ministerial, que deverá influenciar na votação, pelo Congresso nesta tarde, dos vetos presidenciais, principalmente, sobre o reajuste dos salários do Judiciário e a vinculação da correção das aposentadorias pelo salário mínimo.

Topo