Hoje na Economia – 30/09/2022

Hoje na Economia – 30/09/2022

Economia Internacional

Mercados internacionais ontem tiveram forte queda, seguindo falas hawkish de membros de bancos centrais, mostrando que intervenção do Banco da Inglaterra no mercado de juros não é uma mudança estrutural e todos seguem preocupados com inflação e acreditando em mais altas de juros.

Os pedidos semanais de seguro desemprego voltaram a cair para abaixo de 200 mil, indicando um mercado de trabalho muito aquecido. Por outro lado, hoje os mercados abriram em alta, após alguns resultados de empresas, como Carmax, Micron, mostrarem queda considerável na demanda.

A inflação na Zona do Euro surpreendeu para cima, chegando aos dois dígitos na variação A/A pela primeira vez na história (10,0% A/A, contra expectativa de 9,7% A/A) e com núcleo alcançando máximo histórico também (4,8% A/A).

Na China os dados dos PMIs foram mistos, com melhora no PMI manufatura oficial mas piora no manufatura Caixin e serviços oficial. A atividade, de forma geral, está ficando pior, em especial no setor exportador e serviços. O governo chinês anunciou mais medidas para tentar conter a queda no setor imobiliário, pedindo aos principais bancos para emprestarem 600 bilhões de yuan.

 

Economia Nacional

A geração de empregos formais, divulgada ontem, veio mais uma vez acima do esperado: 278,6 mil , vis a vis os 267mil. O mercado de trabalho especialmente robusto continua sendo a grande surpresa da economia brasileira.

No front político atenção dos mercados concentrada na repercussão do debate de ontem. Leitura de consultores políticos é que não altera a distribuição de probabilidade do resultado esperado.

Hoje será divulgado a PNAD. No domingo ocorrerá o primeiro turno das eleições gerais. Mercados ficarão atentos não somente ao resultado da eleição presidencial como também na nova composição do Parlamento.

Topo