Hoje na Economia – 30/11/2023

Hoje na Economia – 30/11/2023

 Cenário Internacional

Mercados internacionais abrem em alta, ainda reagindo a falas mais dovish de membros do FOMC, como Mester ontem.

Na China foram durante a noite foram divulgados pelo governo os índices de gerentes de compras (PMIs) referentes a novembro. Houve surpresa negativa nesses dados, com eles vindo abaixo do esperado e do mês anterior. O dado de manufatura ficou em 49,4 (expectativa 49,5, mês anterior 49,5) enquanto o de serviços ficou em 50,2 (expectativa 50,4, mês anterior 50,6). Por outro lado, dados da Zona do Euro vieram melhores que esperado. A prévia da inflação ao consumidor de novembro ficou abaixo do esperado, com variação mensal de -0,5% M/M contra expectativa mediana de -0,2% M/M. O núcleo de inflação também ficou mais baixo (3,6% A/A contra 3,9% A/A). Dados de vendas no varejo na Alemanha e na Holanda também surpreenderam para cima. Por outro lado, o PIB da França no 3º trimestre foi revisto para baixo (de +0,1% T/T para -0,1% T/T).

O dado mais importante do dia hoje é o de renda e consumo pessoal nos EUA, referentes a outubro. É esperado que o deflator do consumo fique baixo, com mediana de expectativas do mercado de 0,1% M/M no índice cheio e 0,2% M/M no núcleo. A projeção da SulAmérica Investimentos é de 0,0% M/M no índice cheio e 0,17% M/M no núcleo, com algum alívio nos serviços em relação ao mês anterior. Os dados de consumo e renda pessoal também terão importância, com a expectativa mediana do mercado sendo de alta de 0,2% M/M nos dois em termos nominais, uma desaceleração em relação aos meses anteriores. Também sairão hoje os dados de vendas pendentes de casas e pedidos de seguro desemprego.

 Cenário Brasil

A taxa de desemprego relativa a outubro foi divulgada, vindo em linha com as expectativas (7,6% contra mediana de projeções de 7,6%). Ontem o Senado aprovou a PL dos fundos e a PLC que exclui do arcabouço fiscal desse ano o aporte para financiar bolsas para ensino médio.

Topo