Hoje na Economia – 31/01/2023

Hoje na Economia – 31/01/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o índice de atividade do Fed de Dallas manteve-se em campo contracionista em janeiro, mas avançou de -20 para -8,4, acima do esperado pela mediana das projeções dos analistas (-15). A surpresa positiva derivou da melhora nos componentes de novas encomendas, de emprego e de panorama das empresas.

Destaque no overnight foi a divulgação do PIB do 4º trimestre na Zona do Euro, que registrou expansão de 0,1% T/T, consistente com crescimento acumulado de 1,9% na comparação interanual. O dado veio na contramão das expectativas do mercado, que apontavam para uma queda de -0,1% T/T, e mostrou resiliência da atividade vis-à-vis a probabilidade de uma recessão mais acentuada no continente.

Na Alemanha, as vendas no varejo caíram 5,3% M/M em dezembro, ante expectativa de queda de 0,2% M/M.

Na China, houve surpresa altista com o PMI de Serviços de janeiro (54,4 contra 52,0), refletindo o movimento de reabertura econômica após a flexibilização da política de Covid-Zero. O PMI de Manufatura ficou estável na margem.

Hoje, a agenda internacional tem como destaques dados norte americanos. Serão divulgados o índice de custo do emprego referente ao 4º trimestre, o índice FHFA de preços de casas de novembro e o índice de confiança do consumidor do Conference Board para janeiro, além do PMI de Chicago, também referente a janeiro.

Economia Nacional

No âmbito local, o setor público consolidado encerrou o ano de 2022 com superávit primário da ordem de 1,3% do PIB, enquanto a dívida bruta do governo geral fechou o ano em 73,5% do PIB.

Para hoje, a agenda doméstica conta com a divulgação do CAGED de dezembro. No front político, o noticiário volta ao foco com o retorno do recesso parlamentar amanhã, companhado pelas eleições para presidência da Câmara e do Senado.

Topo