Hoje na Economia – 31/01/2024

Hoje na Economia – 31/01/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados os Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a janeiro na China, que vieram em linha com o esperado. O PMI de Manufatura permaneceu em campo contracionista conforme esperado, e veio em 49,2, ante projeção mediana de 49,3. O PMI de Serviços, por outro lado, subiu de 50,4 para 50,7, próximo à expectativa dos analistas de 50,6.

Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados de empregos nos EUA, como o Índice de Custo do Emprego referente ao 4º trimestre e a criação de vagas no setor privado do ADP de janeiro, mas o foco dos investidores estará sobre a reunião do FOMC. A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com o consenso de mercado, é de que o FOMC mantenha o intervalo das Fed Funds Rates estável em 5,25%-5,50% nesta reunião e adote tom neutro em sua comunicação, suavizando a sinalização quanto à necessidade de um eventual aperto monetário adicional à frente. Os mercados estarão atentos, tanto no comunicado quanto no discurso de Powell, a sinalizações acerca da possibilidade de o comitê abrir a porta para um corte de juros na próxima reunião, em março.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje será a reunião do COPOM, para a qual a expectativa da SulAmérica Investimentos é de que o comitê mantenha o plano de voo e corte a meta para a taxa Selic em 50 pb, de 11,75% para 11,25%, conforme amplamente esperado pelo mercado, e sem realizar alterações relevantes em termos de comunicação.

Os dados da PNAD Contínua referentes ao trimestre findo em dezembro mostraram queda da taxa de desemprego de 7,5% para 7,4%, abaixo do esperado pela projeção consensual do mercado (7,6%).

Topo