Hoje na Economia 31/07/2018

Hoje na Economia 31/07/2018

Edição 2065

31/07/2018

Mercados de ações e bônus soberanos internacionais operam sem direcional claro, nesta manhã. Repercutem a decisão do banco central do Japão (BoJ) de manter inalterada a sua política monetária estimulativa e os dados de atividade abaixo do esperado divulgados na China.

Na Ásia, a maioria das bolsas locais fechou em alta, muito embora resultados fracos de empresas de tecnologia, como Samsumg Electronics Co, contribuíssem para queda de algumas praças. No Japão, o BoJ permitirá que o juro do bônus de 10 anos (JGB) flutue até 0,20% de uma meta de 0,10%, anteriormente. Essa decisão, e os ajustes efetuados nas suas compras de fundos de índices de papeis (ETFs), ajudou o iene a recuar ante ao dólar, favorecendo as ações das exportadoras. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou perto da estabilidade (+0,04%), enquanto o dólar é negociado em torno de 111,48 ienes. Na China, a bolsa de Xangai fechou em alta de 0,26%, em que pese à frustração com a divulgação do índice dos gerentes de compras (PMI) oficial. Em Julho, o PMI-manufatura ficou em 51,2, abaixo de junho (51,5) e das projeções dos analistas (51,3). O PMI serviços caiu de 55,0 em junho para 54,0 em julho. Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 0,52%; na Coreia do Sul, o Kospi fechou com ganho de 0,08%; em Taiwan, o Taiex subiu 0,22%.

Na Europa, mercados de ações operam em cima dos balanços que vem sendo divulgados, como BP e Credit Suisse. O índice Stoxx600 opera com discreta alta (+0,05%), enquanto Londres avança 0,31%, mas Paris flutua em torno da estabilidade e a bolsa de Frankfurt opera com queda de 0,06%, segundo o índice DAX. O euro registra ligeira alta ante o dólar (+0,19%), captando a inflação anual de 2,1% em julho, acima da expectativa do mercado (2,0%), contrabalançando a frustração com o crescimento do PIB (0,3% no 2º Trim, contra previsão de 0,4%). O euro é negociado a US$ 1,1727, nesta manhã.

No mercado americano, os contratos futuros dos índices de ações S&P 500 (+0,11%) e Nasdaq (+0,09%) apontam para uma abertura moderada nesta terça-feira, enquanto os investidores esperam pela divulgação do balanço da Apple’s. O futuro do Dow Jones (0%) não mostra tendência. O juro pago pela Treasury de 10 anos encontra-se em 2,954% (2,978% no final da tarde de ontem), enquanto o dólar mostra ligeira alta ante as principais moedas. Os investidores aguardam a divulgação dos dados de renda e consumo pessoal, bem como da inflação medida pelo deflator do consumo pessoal (PCE), todos de junho, para então definir posições nesses mercados.

Os contratos de petróleo operam em território negativo, nesta manhã, após as altas de ontem. Investidores continuam a monitorar o quadro para a oferta e a demanda, diante da possibilidade de alta na oferta de grandes produtores. No momento, o petróleo tipo WTI para setembro recua 0,58%, cotado a US$ 69,72/barril.

A agenda econômica doméstica prevê a divulgação da taxa de desemprego de junho, pela pesquisa PNAD Contínua, do IBGE. De acordo com as previsões do mercado, a taxa de desocupação ficou em 12,6% no mês (12,7% em maio). No mercado de juros futuros, espera-se por estabilidade nos contratos mais curtos, enquanto se aguarda pela decisão do Copom, amanhã. Os longos poderão refletir o movimento do dólar, que influenciado pelo cenário externo, poderá abrir em queda.

Topo