Hoje na Economia – 31/10/2022

Hoje na Economia – 31/10/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os dados referentes à inflação medida pelo PCE de setembro, divulgados na última sexta-feira, mostraram alta de 0,3% M/M no índice cheio e de 0,5% M/M no núcleo, ambos em linha com o esperado pelos mercados. O consumo pessoal, que teve o dado anterior revisado de 0,4% M/M para 0,6% M/M, avançou 0,4% M/M no mês, indicando resiliência da atividade no 3º trimestre, em consonância com a surpresa positiva do PIB.

No overnight, foi divulgado o índice de gerente de compras (PMI) de manufaturas na China, que ficou levemente abaixo do esperado (49,2 ante 49,8) e desacelerou em relação ao dado anterior (50,1), adentrando o campo contracionista.

Na Zona do Euro, a leitura preliminar da inflação ao consumidor de outubro surpreendeu para cima, com alta de 1,5% M/M ante 1,2% M/M esperado. No núcleo, o dado veio em linha com o esperado (5,0% M/M). Em termos de crescimento, o PIB do 3º trimestre registrou expansão de 0,2% T/T anualizado, ligeiramente acima da projeção mediana de 0,1% T/T. Na comparação interanual, é compatível com expansão de 2,1%.

Na Alemanha, as vendas no varejo de setembro subiram 0,9% M/M, superando a expectativa dos analistas de queda de 0,5% M/M.
Hoje, a agenda global de dados tende a ser menos movimentada, tendo como destaques o índice de atividade do Fed de Dallas e o PMI do Fed de Chicago nos EUA.

 

Economia Nacional

No âmbito local, o foco dos investidores deve ser a repercussão do resultado do 2º turno da eleição presidencial, que se encerrou ontem com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o incumbente Jair Bolsonaro por 50,90% a 49,10%, diferença ligeiramente inferior à esperada pela média das pesquisas eleitorais. Finalizada a apuração, mercados monitoram a repercussão como as sinalizações de nomes etc.

Fora do front político, a agenda de dados econômicos do dia conta com as divulgações do Relatório Focus e do Resultado Primário em setembro

Topo