Hoje ne Economia – 23/05/2023

Hoje ne Economia – 23/05/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os discursos de membros do Fed ontem apontaram para direções mistas. Daly se mostrou mais dependente dos dados e Barkin reiterou que a decisão da próxima reunião do FOMC segue em aberto, enquanto Bostic adotou tom condizente com uma pausa no ciclo, revelando preferência por esperar para analisar o desenvolvimento do cenário macroeconômico. Na ponta mais hawkish, Bullard defendeu mais 2 altas de juros, argumentando que a inflação segue em patamares elevados e incompatíveis com a meta de 2% e que a desaceleração do mercado de trabalho tem se mostrado mais lenta do que o esperado, sem indicar que a economia americana estaria próxima de uma recessão. O encontro entre Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, foi descrito como produtivo pelas partes e animou os mercados quanto à possibilidade de um acordo antes do dia 1º de junho.

Na Zona do Euro, as leituras preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a maio, que foram divulgadas no overnight, vieram mais fracas do que o esperado pelo mercado para o setor industrial, enquanto houve resiliência do setor de serviços. O PMI de Manufatura permaneceu em terreno de contração e ficou abaixo do esperado (44,6 contra 46). O PMI de Serviços, na contramão, foi levemente superior ao projetado pelos analistas (55,9 vs. 55,5).

Hoje a agenda tem como destaques dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as prévias dos PMIs de Serviços e de Manufatura de maio, a sondagem de serviços do Fed da Filadélfia e a sondagem industrial do Fed de Richmond, referentes a maio. Também saem as vendas de novas casas em abril, e Logan, do Fed, deve discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue pouco movimentada, na medida em que a atenção dos mercados segue voltada à votação do novo arcabouço fiscal no Congresso.

Topo