Índice econômico – produção industrial (jan/22)

Índice econômico – produção industrial (jan/22)

A produção industrial brasileira teve queda de -2,4% M/M em janeiro, vindo abaixo da mediana das projeções do mercado (-1,9%) e da SulAmérica Investimentos (1,1%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -7,2% A/A, a primeira variação negativa nessa comparação desde dezembro de 2020 (-4,4%). A variação em 12 meses seguiu sua trajetória de desaceleração, passando de 3,9% em dez/21 para 3,1% em jan/22.

A queda na produção industrial em janeiro foi bem disseminada, com queda em todas as categorias de uso e em 19 dos 25 grupos de atividade. Na categoria de uso a queda foi mais forte na produção de bens de consumo duráveis (-11,5% M/M) e na de bens de capital (-5,6% M/M), mas houve redução também na produção de bens intermediários (-1,9% M/M) e bens de consumo não duráveis (-0,5% M/M).

A falta de insumos devido a problemas na cadeia de produção ainda é um problema para a indústria, ao qual se somou o absenteísmo devido a variante Omicron do Covid-19. A queda mais intensa em bens de consumo duráveis e bens de capital foi reflexo do que ocorreu na indústria automobilística, com a alta de 33,4% M/M em dezembro na produção de veículos automotores para passageiros sendo revertida em janeiro, com queda de -15,5% M/M.

A produção de insumos típicos para construção civil caiu -0,2% M/M no mês, uma redução menos intensa que a vista nos meses anteriores (-0,4% M/M). Desde janeiro de 2021 a produção desse setor acumula queda de -11,3%, porém esse setor foi um dos mais beneficiados durante a pandemia, chegando a subir 17% em relação ao nível anterior a ela. Agora o nível de produção ainda segue acima do patamar pré-pandemia, 4,4% acima, mesmo com toda queda vista em 2021 e começo de 2022.

A produção industrial deve voltar a apresentar crescimento em fevereiro. Indicadores coincidentes conhecidos até agora mostraram melhora, em especial a produção de veículos. A projeção da SulAmérica Investimentos é de alta de 0,3% M/M, com os indicadores conhecidos até agora (Anfavea, energia elétrica e NUCI). A expectativa para o PIB da SulAmérica Investimentos é de 0,7% em 2022, mas com variação baixa no 1º trimestre (próxima de 0,0% T/T).

Topo