Índice econômico – produção industrial (mai/21)

Índice econômico – produção industrial (mai/21)

A produção industrial brasileira teve crescimento de 1,4% M/M em maio, recuperando-se quase totalmente da queda vista no mês anterior (-1,3% M/M). O número veio em linha com as expectativas de mercado (mediana de projeções de 1,5%), mas acima da projeção da SulAmérica Investimentos, de -0,5%. Em relação ao mês anterior houve variação elevada, dada a baixa base de comparação, de 24,1% A/A. O crescimento em 12 meses seguiu aumentando, passando de 1,1% para 4,9%.

O crescimento de maio foi o suficiente para quase compensar a queda vista no mês anterior, mas não a contração vista entre os meses de fevereiro e abril, de -4,7% no total. Nas categorias de uso o crescimento em maio se concentrou em bens de capital (1,3%) e bens de consumo não duráveis (3,6%), com queda ainda ocorrendo na produção de bens intermediários (-0,6%) e bens de consumo duráveis (-2,4%).

A produção de bens de consumo duráveis teve o sexto mês seguido de contração, com problemas na falta de insumos ainda afetando a categoria, e com nível de produção 16% abaixo do visto em novembro de 2020. Sendo um setor que depende muito da produção de outros setores, a recuperação nessa categoria de uso deve demorar mais que nas outras.

A produção de bens de capital, por outro lado, teve o segundo mês seguido de crescimento, com variação de 1,3% de maio seguindo a de 3% de abril. O efeito da segunda onda de Covid-19 foi grande, com queda de 10% no acumulado de fevereiro e março, porém a recuperação está sendo mais rápida que nos outros setores. O aumento do uso da capacidade instalada ajuda nesse crescimento da produção de bens de capital, ao indicar a necessidade de aumento do investimento no setor. O NUCI, que estava em torno de 75,5% antes da pandemia, chegou a cair para 57% em abril, mas rapidamente subiu até chegar ao patamar de pouco abaixo de 80% em janeiro.  A segunda onda de Covid-19 fez o NUCI cair para 76,7% em abril, mas ele voltou a subir para 77,8% em maio e 79,4% em junho, indicando que não apenas a produção industrial geral está subindo, como o setor de bens de capital deve seguir liderando a retomada.

A expectativa da SulAmérica Investimentos para a produção industrial de junho é de aceleração para 2,0% M/M. O crescimento deve aumentar com a normalização da situação dos insumos e estoques, e com perspectiva ainda positiva para o crescimento da demanda. Para o ano de 2021 a projeção da SulAmérica Investimentos é de variação de 7,3%, contra -4,5% em 2020.

Topo