IPCA-15 de Janeiro

IPCA-15 de Janeiro

IPCA-15 de Janeiro

A inflação medida pelo IPCA-15 de janeiro ficou em 0,89% M/M, igual à projeção da SulAmérica Investimentos (0,89%) e da mediana das projeções do mercado (0,87%). Em 12 meses, a inflação acumulada é de 6,69%, voltando a ficar acima do teto da meta (6,50%).

A inflação subiu em relação ao mês anterior (0,79% M/M), com alta em especial nos grupos Alimentação, Habitação e Despesas Pessoais. Nas categorias de uso, houve alta de 1,00% M/M nos preços administrados (puxados por energia elétrica e reajustes de ônibus urbano em diversas cidades) e de 0,86% M/M nos preços livres. Nos preços livres, a alta foi mais forte nos não comercializáveis (1,11%) do que nos comercializáveis (0,57%).

Os preços de bens industriais tiveram inflação moderada em janeiro (0,30%) e sua variação em 12 meses seguiu em queda (para 3,81%). A alta na inflação ocorreu nos preços administrados, alimentos e serviços. As pressões sobre os preços devem prosseguir nos próximos meses, em especial nos administrados, com reajustes nos preços de combustíveis, água e energia. Outros preços também devem ser afetados pelos aumentos de impostos e pela depreciação do câmbio. Por outro lado, a atividade mais fraca pode ajudar a conter um pouco o ímpeto do reajuste dos preços livres.

A expectativa da SulAmérica Investimentos é de que o IPCA cheio de janeiro fique em torno de 1,10% M/M, e que a inflação fique bem elevada no primeiro trimestre. Para o ano de 2015 como um todo, a expectativa é de 7,3%.

Topo