IPCA Abril/15

IPCA Abril/15

IPCA – Abril/15

A inflação medida pelo IPCA ficou em 0,71% M/M em abril, ficando abaixo da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,78%) e da mediana das projeções coletada pela Bloomberg (0,75%). A variação em 12 meses do IPCA subiu de 8,13% A/A para 8,17% A/A, sendo que o IPCA acumulado nos 4 primeiros meses do ano é de 4,56%, contra 2,86% no mesmo período de 2014.

As maiores surpresas em relação à projeção se deram nas variações de Transportes e Habitação, que recuaram mais que o esperado. Já era prevista uma redução na variação de energia elétrica dentro do grupo Habitação, com a contabilização apenas dos reajustes periódicos de energia elétrica e não mais do extraordinário, dado em março, mas outros dados dentro do grupo ficaram abaixo do esperado. A queda nos preços dos combustíveis dentro de Transportes também foi uma surpresa (era esperado estabilidade).

A inflação de administrados arrefeceu um pouco em relação ao 1º trimestre, com variação de 0,78% M/M contra 2,74% M/M em média nos primeiros três meses do ano. A inflação de preços livres, por sua vez, ficou em 0,69% M/M em abril, número bem parecido com visto em mar/15 (0,70%) e acima do visto em abr/14 (0,64%). Com isso, a inflação de preços livre em 12 meses subiu ligeiramente (de 6,60% para 6,65% A/A), ainda se encontrando em patamar elevado, com pouca queda em relação ao fim de 2014 (6,74%). Houve diminuição da inflação de alimentos e de serviços excluindo passagem aérea, porém houve aumento na inflação de bens industriais, possivelmente reagindo ao aumento da taxa de câmbio.

A expectativa da SulAmérica Investimentos é de diminuição da inflação mensal ao longo dos próximos meses. Para maio, a expectativa é de IPCA entre 0,50% e 0,55%. Os reajustes de preços administrados recentemente anunciados devem ter um impacto maior no IPCA de junho, que pode ficar acima do que espera o mercado, porém a inflação deve voltar a mostrar redução a partir de julho.

Topo