IPCA – Fevereiro 2015

IPCA – Fevereiro 2015

IPCA (fev/15)

A inflação medida pelo IPCA ficou em 1,22% M/M em fevereiro, acima do projetado pela SulAmérica Investimentos (1,10%) e da mediana das projeções do mercado (1,08%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a variação acumulada foi de 7,70%, estando cada vez mais acima do teto da meta (6,50%).

Diversos grupos contribuíram para que a inflação permanecesse pressionada em fevereiro, com variação próxima da vista em janeiro (1,24%). Enquanto em janeiro os grandes vilões da inflação foram aumento de tarifa de energia elétrica (devido às bandeiras tarifárias), aumento de tarifa de transporte urbano e alimentos, em fevereiro o grande vilão foi o preço de combustível, que subiu devido ao aumento de impostos cobrados sobre ele. Além disso, o preço de cursos de Educação subiu bastante, como ocorre usualmente em fevereiro, com variação ainda bastante elevada (7,1% em média).

A inflação deve seguir pressionada no mês de março, com variação acima de 1,40% M/M devido ao reajuste extraordinário de tarifa de energia elétrica, de mais de 20% em média para o país como um todo. Isso deve significar que a inflação acumulada no primeiro trimestre de 2015 deve ser de quase 4,0%. Para o ano de 2015 como um todo, a SulAmérica Investimentos projeta inflação de 8,1%.

Topo