IPCA – Janeiro de 2015

IPCA – Janeiro de 2015

IPCA – Janeiro de 2015

A inflação medida pelo IPCA ficou em 1,24% M/M em janeiro, igual à mediana das projeções do mercado (1,24%) e acima da expectativa da SulAmérica Investimentos (1,14%). A inflação em 12 meses passou de 6,41% em dezembro para 7,14% em janeiro.

A alta na inflação em janeiro foi puxada pelo aumento de preços administrados (2,50% M/M), mas os preços livres também ficaram bastante elevados em janeiro (0,87% M/M em janeiro, contra 0,88% M/M em dezembro).

A alta nos preços livres ocorreu em alimentos e serviços, com os primeiros sendo pressionados pela seca. A inflação de bens industriais seguiu diminuindo, tendo sido afetada mais pela fraqueza da economia do que pela depreciação cambial.

Os preços administrados tiveram alta considerável em janeiro, pressionados pelos reajustes de ônibus, metrô e pelas bandeiras tarifárias na energia elétrica. Os preços administrados devem seguir bastante pressionados em fevereiro, com o reajuste de gasolina e mais um aumento nas bandeiras tarifárias. Dessa forma, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de que o IPCA de fevereiro permaneça elevado (1,27% M/M) e que a inflação em 2015 fique bem acima do teto da meta (entre 7,3% e 7,5%).

Topo