Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliário

Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliário

Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliário

31/05/13

O que são ?
As Letras Hipotecárias (LHs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são títulos emitidos por Instituições Financeiras autorizadas a conceder créditos hipotecários, como bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, a Caixa Econômica Federal e sociedades de crédito imobiliário ou de poupança e empréstimo, com o objetivo de captar recursos.

Quais as características?
As LHs são lastreadas em créditos hipotecários concedidos pela Instituição Financeira e uma LH pode ser garantida por mais de um crédito hipotecário, contanto que a soma das LHs emitidas e o total de créditos hipotecários seja igual.No caso das LCIs o lastro são créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de coisa móvel.

Como as LHs, as LCIs podem ser garantidas por mais de um crédito imobiliário, contanto que a soma das LCIs emitidas e o total de créditos imobiliários seja igual.

Em ambos os casos, o investidor tem o direito de receber o valor nominal aplicado, corrigido pelo índice definido no momento a compra, acrescido da taxa de juros acordada.

As duas letras contam com a cobertura do FGC, até o limite de R$ 70.000,00 e pessoas físicas que investem em tais títulos possuem isenção de Imposto de Renda (IR). Por essas razões, a procura por tais títulos vem aumentando bastante, visto que a isenção de IR pode significar um ganho adicional interessante em relação a outros ativos de renda fixa.

Consulte seu gerente de relacionamento para auxiliá-lo na diversificação de seu portfólio, respeitando o seu perfil de investimento.Na próxima seção explicaremos as características dos CRIs e dos Fundos Imobiliários

Redator: Julia Silveira

Topo