O que são fundos de private equity?

O que são fundos de private equity?

O que são fundos de private equity?

Fundos de private equity, são aqueles que investem em empresas não listadas na bolsa, participando ativamente de sua gestão com o objetivo de desenvolvê-las para posteriormente realizar o desinvestimento com ganhos. Tais fundos possuem um horizonte de investimento de longo prazo e buscam retornos superiores ao do mercado acionário ao final desse período.

Os gestores de private equity em geral têm maior controle sobre as decisões das empresas investidas e transitam em áreas não acessadas pelo mercado de ações, em particular nas pequenas/médias empresas de capitalização e nos mercados emergentes.

Adicionalmente, o gestor tem maior acesso às informações da empresa, se comparado ao mercado público de ações, e há um maior alinhamento de interesses, visando melhorias operacionais e crescimento orgânico da companhia investida.

O comportamento do fundo ao longo do período de investimento é chamado de “curva J”, conforme figura abaixo, visto que costuma apresentar desempenho negativo nos primeiros anos, quando está acontecendo a reestruturação das empresas, e ganhos elevados nos anos seguintes, quando as mudanças devem começar a mostrar resultados.

Os investimentos típicos desse tipo de fundo são aqueles que fornecem “seed money” para o desenvolvimento das empresas ou abordem as questões de sucessão e as necessidades de capital para crescimento em empresas familiares, busquem geração de valor em subsidiárias de grandes corporações que necessitem de capital para expansão, grandes corporações multidivisionais que estão se reorganizando para se tornarem mais eficientes/produtivas, ou até empresas subvalorizadas e descapitalizadas que estejam reiniciando o crescimento através do fechamento de capital.

Em uma definição mais ampla, os fundos são normalmente “classificados” segundo uma das formas de atuação abaixo:

Venture Capital: O investimento é realizado em empresas em estágio inicial ou em empresas pequenas que estejam em fase de crescimento;

Growth capital: Investem em empresas que precisam de capital para expandir seu negócio;

Buyout: O investimento é feito em empresas maduras que necessitem de capital ou estejam em situações de mudança de controle;

Distressed/Situações especiais: Busca investir em empresas falidas ou com problemas financeiros, muitas vezes através de dívida.

Os fundos de private equity são indicados para investidores com apetite a risco e que estejam dispostos a investir seus recursos em um produto de longo prazo e com baixa liquidez. Consulte seu gerente de relacionamento para auxiliá-lo na diversificação de seu portfólio, respeitando o seu perfil de investimento.

Redator: Julia Silveira

Topo