PIB 1º Trimestre 2015

PIB 1º Trimestre 2015

PIB 1º Trimestre 2015

O PIB (produto interno bruto) do 1º trimestre no Brasil teve queda de -0,2% T/T, vindo melhor que esperado pelo mercado (-0,5%) e pela SulAmérica Investimentos (-0,9%). Em relação ao mesmo trimestre do ano passado houve queda de -1,6% A/A, a quarta consecutiva. A variação em 4 trimestres ficou negativa (-0,9%) pela primeira vez desde o fim de 2009.

O desempenho melhor que o esperado do PIB no 1º trimestre na comparação trimestral deveu-se às exportações líquidas e aos estoques. As exportações líquidas tiveram contribuição de +0,5 pp para o PIB no trimestre, com crescimento muito forte de exportações (as importações também cresceram, mas não tanto quanto as exportações). Os estoques também também ajudaram bastante o PIB a ser menos negativo, com contribuição de +0,8 pp no trimestre.

Esses fatores surpresa no 1º trimestre devem contribuir para um desempenho pior do PIB no 2º trimestre. O acúmulo de estoques não deve se estender para o 2º trimestre, devendo até haver reversão, uma vez que as vendas seguem em queda, com a contribuição dos estoques devendo virar no próximo trimestre. O setor externo ainda deve contribuir de forma positiva, mas com menor intensidade e com um perfil diferente (mais queda de importações).

A demanda interna do Brasil teve queda forte no 1º trimestre (-1,4 %T/T) e também bem disseminada (retração no consumo das famílias, no consumo do governo e no investimento). A queda no consumo das famílias foi o destaque de queda no trimestre (-1,5% T/T), mas a queda nos outros setores não ficou muito distante disso (-1,3% para governo e investimento). A queda no investimento tem destaque por ser o 7º trimestre consecutivo de retração (algo inédito na série histórica, que tem início em 1996), sendo que desde o 2º trimestre de 2013 há queda acumulada de 8,2% no investimento.

Para o segundo trimestre as perspectivas não são animadoras, pelos fatores destacados acima. A demanda interna deve seguir se retraindo e os fatores atenuantes do 1º trimestre não devem se repetir. A perspectiva da SulAmérica Investimentos é de que o PIB recue 1,6% no ano de 2015 como um todo em relação a 2014, com o PIB voltando a ter variações trimestrais positivas apenas no 4º trimestre.

Topo