PIB 1º Trimestre 2016

PIB 1º Trimestre 2016

PIB – 1º Trimestre 2016

O produto interno bruto (PIB) do Brasil recuou -0,3% T/T no 1º trimestre, na série com ajuste sazonal. Isso foi uma queda menos intensa que a projetada pela SulAmérica Investimentos (-1,1%) e pela mediana das projeções do mercado (-0,8%).

A queda no 1º trimestre foi menos intensa que a dos trimestres anteriores (-1,3% T/T no 4º trimestre de 2015, por exemplo), em grande parte devido ao crescimento do consumo do governo (1,1% T/T), que também foi a razão para a surpresa em relação às expectativas. Os outros componentes da demanda interna mostraram quedas fortes ainda, com retração de -1,7% T/T no consumo das famílias (após queda de -0,9% T/T no trimestre anterior) e -2,7% T/T no investimento (após queda de -4,8% T/T no trimestre anterior).

A demanda externa seguiu contribuindo de forma positiva para o PIB, com aumento de 6,5% T/T nas exportações e queda de -5,6% T/T nas importações (contribuição total de +1,6 pp na variação trimestral, contra 0,7 pp no trimestre anterior).

Apesar da variação menos negativa que o esperado, a perspectiva para o PIB brasileiro ainda é ruim para os próximos trimestres. A demanda interna deve seguir em contração, sendo que a expansão no consumo do governo no 1º trimestre não deve se sustentar nos trimestres seguintes, devido à necessidade de ajuste fiscal. Dessa forma, o consumo e os investimentos devem seguir recuando, mas é importante ressaltar que a taxas menos negativas que no ano de 2015. O PIB, de uma forma geral, deve se estabilizar no segundo semestre, sendo que alguns indicadores mais qualitativos, como confiança do consumidor e do empresário, já mostram estabilidade desde o começo do ano.

Para o ano de 2016, a projeção de PIB da SulAmérica Investimentos foi alterada de -3,8% para -3,5% T/T, em grande parte devido à mudança do carregamento estatístico (que, sem contar o 1º trimestre de 2016, passou de -2,5% para -2,3%), contendo também expectativa de recuo do consumo do governo nos próximos trimestres.

Topo