Por dentro dos Índices de Ações

Por dentro dos Índices de Ações

Por dentro dos Índices de Ações

O que são Índices de Ações?

Os índices de ações são indicadores de desempenho de uma determinada carteira de ações, que tem como objetivo mensurar a valorização de um determinado setor do mercado ou segmento englobado pelo índice.

Para que são utilizados tais índices?

Além de serem usados como termômetro sobre as direções do mercado de ações, como no caso do Ibovespa, os índices de ações são usados como referência para analisar o desempenho de um fundo ou carteira de ações. É bastante comum no mercado de gestão de recursos analisar o desempenho do gestor pela performance (ou alfa) gerada acima de um benchmark, isto é, acima do índice de referência. Em muitos casos, o objetivo do fundo é justamente o de acompanhar ou replicar a carteira ou performance de um determinado índice.

Quais as características?

No Brasil, os índices mais utilizados pelo mercado são aqueles criados pela BM&FBOVESPA, que possui 23 índices, divididos entre amplos, setoriais, de sustentabilidade, de segmento e de governança, além de outros índices. Cada um deles possui uma metodologia de cálculo e regras, de forma que atenda o objetivo para o qual foi criado. Neste boletim detalharemos os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX-100, IVBX-2 e IDIV.

O Índice Bovespa – Ibovespa é o índice mais importante e conhecido. Ele mostra o comportamento dos papéis mais negociados na Bolsa brasileira, sendo que as ações são selecionadas e ponderadas conforme sua liquidez, a qual é medida através de um índice de negociabilidade. As ações que compõem o índice correspondem a mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado à vista da Bolsa.

Já os índices IBrX-50 e IBrX-100 medem, respectivamente, o comportamento das 50 e 100 ações mais negociadas da Bolsa conforme sua liquidez e ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação nos últimos 12 meses. As ações devem ter sido negociadas em pelo menos 80% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores à formação da carteira, no caso do IBrX-50 e 70% dos pregões do caso do IBrX-100.

O Índice Valor 2ª linha – IVBX-2, por sua vez, é composto por 50 ações escolhidas a partir de uma classificação decrescente por liquidez, não podendo estar entre as 10 ações mais negociadas na BM&FBOVESPA nos últimos 12 meses, ou seja, não integrarão a carteira as ações que apresentem os 10 índices de negociabilidade mais altos, nem aquelas emitidas pelas empresas com os 10 maiores valores de mercado da amostra.

O Índice de Dividendos – IDIV é composto pelas ações listadas na Bolsa cujos dividendos e juros sobre o capital próprio pagos nos últimos 24 meses são os mais elevados. As ações que compõem esse índice estão entre as 25% da amostra com maiores yields.

Conforme citado, existem diversos outros índices disponíveis em http://www.bmfbovespa.com.br/indices/uscarIndices.aspx?idioma=pt-br, que podem se adequar melhor a determinadas carteiras.

Consulte seu gerente de relacionamento para auxiliá-lo na diversificação de seu portfólio, respeitando o seu perfil de investimento.

Redator: Julia Silveira

Topo