Posicionamento dos Fundos SulAmérica Investimentos 19/03/2020

Posicionamento dos Fundos SulAmérica Investimentos 19/03/2020

19/03/2020

Caro leitor,

Agora, mais do que nunca, queremos estar mais próximos e garantir a transparência da forma como estamos atuando.

Os últimos dias foram marcados por inúmeras notícias e fatos que intensificaram a volatilidade apresentada em praticamente todo o mercado. Nós, da SulAmérica Investimentos, estamos nos apoiando na nossa forte gestão de risco e cuidado na hora de tomar as decisões sobre o que fazer com os seus investimentos e queremos compartilhar o que estamos fazendo.

Para os fundos de Renda Variável, seguimos atentos aos movimentos de mercado, buscado oportunidades e nos defendendo, diminuindo posições de papéis que no momento não agregam valor ao portfólio, confira nossas principais posições:

SulAmérica Equities FIA

Continuamos aumentando a alocação em papéis mais defensivos, com fluxos de caixa mais estáveis e bons pagamentos de dividendos. Aumentamos a alocação em Bradesco e Itausa, deixando nosso portfólio ajustado para “neutro” em relação ao índice na posição em Bancos. Zeramos nossa posição em Petrobrás e alocamos em Vale que também tem um perfil de boa pagadora de dividendos. E por fim, zeramos nossa posição em Azul devido aos impactos sofridos no cenário atual.

 

SulAmérica Selection FIA

Também estamos com uma posição mais defensiva: alocamos em Rumo, B2W (que é uma posição de varejo totalmente focada no e-commerce) e zeramos Gerdau. Nesses últimos dias, aumentamos essa alocação em ações mais defensivas de 30% para 42% do portfólio e acreditamos que podemos chegar em 50% do patrimônio, se esse cenário continuar com a volatilidade extrema que estamos vivendo.

 

Para os fundos Multimercado e Renda Fixa, estamos adotando a mesma postura, em busca de oportunidades e preservação máxima do capital em meio a um cenário com tantas adversidades.

 

SulAmérica Apollo FIM

Zeramos agora de manhã (19/03) nossa posição comprada em bolsa internacional (Futuro de S&P), vendida em VIX (índice que mede a volatilidade dos mercados) e a pequena posição comprada em Ibovespa. Em Renda Fixa, estamos com posição comprada nos vencimentos mais curtos de prefixado e ativos em IPCA, além da posição em inflação implícita na NTN-B 2050 (mede a expectativa da inflação futura). Ontem o COPOM anunciou o corte da Selic e mostrou que o Banco Central está atento aos acontecimentos e vai agir, se necessário, sem deixar a porta aberta para que o mercado precificasse cortes muitos agressivos no curto prazo. Acreditamos que a nossa posição em juros reais e em juros nominais curtos vão se beneficiar desse cenário. A NTN-B 2022 precifica uma inflação embutida de 1%, muito abaixo da inflação projetada para os próximos dois anos, tornando ainda mais defensiva essa posição.

 

SulAmérica Evolution FIM

Estamos com todas as posições direcionais zeradas. Temos operações de compra e venda de ativos (arbitragem de curva de juros) entre os anos 2022 e 2023 que tem sofrido pela disfuncionalidade do mercado. Os juros prefixados têm batido seus limites de alta, fechando as negociações do mercado futuro, fazendo com que os vértices de menor liquidez não acompanhe os movimentos dos vértices mais líquidos. Estamos zerando agora pela manhã também essa posição de arbitragem.

 

SulAmérica Renda Fixa Ativo FIRF

Estamos com posição comprada nos vencimentos mais curtos de prefixado e ativos em IPCA, além da posição em inflação implícita na NTN-B 2050 (mede a expectativa da inflação futura). Ontem o COPOM anunciou o corte da Selic e mostrou que o Banco Central está atento aos acontecimentos e vai agir, se necessário, sem deixar a porta aberta para que o mercado precificasse cortes muitos agressivos no curto prazo. Acreditamos que a nossa posição em juros reais e em juros nominais curtos vão se beneficiar desse cenário. A NTN-B22 precifica uma inflação embutida de 1%, muito abaixo da inflação projetada para os próximos dois anos, tornando ainda mais defensiva essa posição. Adicionalmente, temos operações de compra e venda de ativos (arbitragem de curva de juros) entre os anos 2022 e 2023 que tem sofrido pela disfuncionalidade do mercado.

 

SulAmérica Juro Real Curto FIRF

O fundo Inflatie tem sofrido nesse mês pela abertura da curva de juros reais mais curta. Temos diminuído o risco do fundo, privilegiando operações mais dinâmicas. Na parcela de juros nominais, estamos com uma pequena posição aplica no prefixado de 2022 e também estamos sobrealocados na posição em juros reais. Adicionalmente possuímos arbitragem de alguns vértices de juros nominais que se beneficiam com a queda da taxa de juros.

 

SulAmérica Inflatie FIRF LP

O fundo Inflatie tem sofrido nesse mês pela abertura abrupta de toda a curva de juros reais. Temos mantido operações menores e mais táticas no fundo em juros nominais, privilegiando os vértices mais curtos. Adicionalmente temos uma posição subalocada na região intermediária e sobrealocada na região mais longa, o que tem beneficiado o fundo nesses últimos dias frente ao benchmark, já que as NTN-Bs intermediárias tem tido uma abertura maior. Reduzimos em geral o risco do fundo e diante da grande incerteza dos mercados estamos deixando o fundo o mais próximo possível de seu benchmark.

 

Estamos à disposição para conversar sobre os seus investimentos e o mercado. Conte com a SulAmérica Investimentos!

 

 

Topo