Previdência Privada: Entenda o que são os benefícios de risco

Previdência Privada: Entenda o que são os benefícios de risco

Previdência Privada: Entenda o que são os benefícios de risco

Ao optar por investir seus recursos em um plano de previdência privada, você se depara com duas opções:VGBL e PGBL. O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é perfeito para quem é isento doImposto de Renda (IR), declara IR no formulário simplificado ou já se beneficia da dedução máxima permitida para contribuições no PGBL (12% da renda bruta anual). O diferimento do IR é cobrado apenas sobre a parcela de rendimento, no resgate ou na concessão de renda. Já o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é ideal para quem declara IR no formulário completo. As contribuições serão dedutíveis* da base de cálculo do IR no limite de até 12% de sua renda bruta anual e o diferimento do IR será cobrado somente sobre o valor total resgatado ou na concessão de renda.

Nos dois casos você pode, além de investir periodicamente, contratar um benefício de risco, isto é, um benefício extra de proteção, que na prática funciona como um seguro. As opções desse tipo de benefício são:

Renda por invalidez: Consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante acometido de invalidez total ou permanente, por acidente ou doença, durante o período de cobertura. Caso o participante venha a falecer durante o período de exercício do benefício, este ficará automaticamente cancelado.

Pensão ao cônjuge ou companheiro(a): Consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante acometido de invalidez total ou permanente, por acidente ou doença, durante o período de cobertura. Caso o participante venha a falecer durante o período de exercício do benefício, o mesmo ficará automaticamente cancelado.

Pensão aos menores de 21 anos: Consiste em uma renda mensal temporária paga aos beneficiários indicados, menores de 21 anos, na condição de filhos ou dependentes, em decorrência da morte do participante.

Pensão por prazo certo: Consiste em uma renda mensal por prazo certo paga ao beneficiário indicado, em decorrência da morte do participante ocorrida durante o período de cobertura e após cumprido o período de carência estabelecida pelo plano.

Pecúlio por morte: Consiste no pagamento de uma indenização aos beneficiários, de uma única só vez, em caso de morte do participante.

Consulte seu gerente de relacionamento para mais informações sobre o benefício de risco mais adequado ao seu perfil.

Redator: Edvaldo Garcia

Topo