Produção Industrial – Abr/2019

Produção Industrial – Abr/2019

Produção Industrial – Abril 2019

A produção industrial em abril teve crescimento de 0,3% M/M, menor do que a mediana de expectativas do mercado (0,7%) e que a projeção da SulAmérica Investimentos (1,0%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -3,9% A/A, menos intensa que a vista em fevereiro (-6,3% A/A), mas é importante destacar que fevereiro de 2019 teve menos dias úteis que fevereiro de 2018, mas março dos dois anos teve a mesma quantidade de dias úteis. A variação em 12 meses seguiu recuando, de -0,1% em março para -1,0% em abril.

Houve um comportamento bastante diferenciado entre as categorias de uso. A produção de bens intermediários teve recuo de -1,4% M/M em abril enquanto as outras quatro categorias tiveram alta em média de 3,0% M/M: 2,6% M/M para consumo não duráveis, 3,4% M/M para consumo duráveis e 2,9% M/M para bens de capital.

Dos 26 grupos de atividade, houve alta no mês em 20, com a queda bem concentrada em produção extrativa (-9,7% M/M). O desempenho ruim da produção extrativa salta aos olhos, em especial pela queda acumulada de 25,7% nos últimos 4 meses, uma contração mais intensa do que a vista no final de 2008, com a crise global (-24,7%). O desastre de Brumadinho e o fechamento de minas ao redor do país explicam essa queda, que ficou mais intensa em abril do que no mês anterior (-1,6% M/M). A alta mais significativa, por outro lado, ocorreu na produção de veículos (7,1% M/M) e máquinas e equipamentos (8,3% M/M).

Na comparação A/A, que exclui efeitos de dessazonalização que pode estar mal calculada devido a diferentes datas em que ocorre o carnaval, houve alta em metade dos grupos de atividade. A análise sobre as influências segue a mesma, com o destaque de queda sendo a indústria extrativa (-24% A/A) e de alta a produção de veículos.

A produção industrial, dessa forma, surpreendeu negativamente ao ter um crescimento geral menor que o esperado, porém há indícios de que o desempenho geral não foi tão ruim quanto o indicador agregado indica. A forte contribuição para a queda da indústria extrativa, que é afetada por choques próprios, pode indicar que outros setores da economia estão em recuperação mais consistente. Para o ano de 2019 a expectativa da SulAmérica Investimentos para a produção industrial é de variação próxima de zero, após o crescimento de 1,1% verificado em 2018.

Topo