Produção Industrial – Abril/18

Produção Industrial – Abril/18

Produção Industrial – Abril 2018

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% M/M em abril, acima da projeção da SulAmérica Investimentos (0,6%) e da mediana de expectativas do mercado (0,4%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior o crescimento foi de 8,9% e em 12 meses a taxa de expansão subiu de 2,8% em março para 3,9% em abril.

O crescimento da produção industrial se concentrou na indústria de transformação em abril, com taxa de variação de 0,8% M/M, enquanto a extração mineral ficou estável (variação de 0,0% M/M).

Todas as categorias de uso tiveram alta em abril, com os destaques sendo bens duráveis (2,8% M/M) e bens de capital (1,4%). A produção de bens de capital cresceu menos em abril do que em março (3,8%), porém estava mostrando uma trajetória de aceleração na variação trimestral. O trimestre terminado em abril teve crescimento de 2,5% T/T na produção de bens de capital, enquanto o terminado em março teve 1,5% T/T.

Os eventos de maio, com paralisação dos caminhoneiros e aumento da incerteza política e econômica, devem interromper essa trajetória de aceleração do investimento. A produção industrial deve sofrer em maio, com a projeção inicial da SulAmérica Investimentos sendo de queda de -0,6% M/M para o mês. Nos meses seguintes a produção industrial deve voltar a crescer, porém a piora na confiança dos empresários deve fazer essa retomada ser lenta. Para 2018 como um todo a projeção da SulAmérica Investimentos é de crescimento de 3,9%.

Topo