Produção Industrial – abril

Produção Industrial – abril

Produção Industrial – abril

A produção industrial brasileira teve recuo de 0,3% M/M na série dessazonalizada em abril, uma queda menos intensa que a projetada pela SulAmérica Investimentos (-0,5% M/M) e que a mediana das projeções do mercado (-0,4% M/M).
A queda na produção industrial em abril aconteceu em quase todas as categorias econômicas, com apenas a produção de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis mostrando avanço (de 0,4% M/M). Houve queda muito forte na produção de bens duráveis (-1,7% M/M) e na produção de bens de capital (-0,6% M/M).
A contração na produção industrial tem ocorrido mais nos últimos dois meses na indústria de transformação (-0,8% M/M e -0,4% M/M em março e abril, respectivamente) do que na extrativa mineral (+2,2% M/M e +0,1% M/M). O mercado consumidor interno brasileiro está enfrentando dificuldades, que podem ser vistas no menor crescimento das vendas no varejo, o que pode explicar essa diferença de comportamento.
A produção industrial segue com resultados negativos, aumentando as chances de um PIB também negativo no 2º trimestre. O nível máximo de produção industrial foi visto em mai/11. Houve uma contração então, no período mai/11-mar/12, e uma recuperação, no período abr/12-jun/13. O que está sendo visto desde jul/13 parece cada vez mais um novo período de contração, ignorando-se a volatilidade mensal dos dados, com uma tendência de queda da produção industrial geral, que decorre tanto do menor crescimento da demanda interna quanto da menor competividade da indústria brasileira.
Topo