Produção Industrial – Ago/18

Produção Industrial – Ago/18

Produção Industrial – Agosto 2018

A produção industrial brasileira teve queda de -0,3% M/M em agosto, ficando abaixo da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,9%) e da mediana de projeções do mercado (0,2%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve alta de 2,0% A/A, abaixo do que o mercado esperava também (2,8% A/A). A variação em 12 meses caiu de 3,3% para 3,1%.

A extração mineral foi uma das grandes responsáveis pela queda na produção industrial em agosto, com recuo de -2,0% M/M, devido, em grande parte, à queda na extração de petróleo no mês. A indústria de transformação também diminuiu, mas em menor intensidade, -0,1% M/M, contra -0,5% M/M no mês anterior.

Em relação às categorias de uso, houve alta em dois grupos: bens de consumo duráveis (1,2% M/M) e bens de capital (5,3% M/M). A queda mais forte ocorreu na produção de bens intermediários (-2,1% M/M), que representa mais da metade da indústria como um todo. Dos 26 ramos pesquisados, pouco mais da metade (14) tiveram queda, com o grande destaque sendo produtos refinados de petróleo, devido à paralisação de uma refinaria.

Por mais que o dado de produção industrial de agosto tenha surpreendido para baixo, com o segundo recuo consecutivo (-0,1% M/M em julho e -0,3% M/M em agosto), a expectativa segue sendo de retomada da atividade industrial nos próximos meses, mesmo que num ritmo não tão forte quanto o esperado inicialmente. A produção industrial em 2018 deve subir 2,4%, pouco menos do que o visto em 2017 (2,5%).

Topo