Produção Industrial – Agosto/16

Produção Industrial – Agosto/16

Produção Industrial – Agosto 2016

A produção industrial em agosto teve queda de -3,8% M/M, mais forte que a expectativa mediana do mercado (-3,3%) e que a projeção da SulAmérica Investimentos (-1,0%). Nos cinco meses anteriores a agosto, a produção industrial havia acumulado alta de 3,7%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior a variação ficou negativa em -5,2% A/A. A variação acumulada nos primeiros oito meses do ano contra igual período do ano anterior foi de -8,2%, tendo ficado menos negativa a cada mês (no começo do ano era -13,5%).

A queda na produção industrial foi bem disseminada, ocorrendo em 21 dos 24 setores, com o destaque indo para produção de autoveículos (-10,4%) e produtos alimentícios (-8,0%). Houve queda em 3 das 4 categorias de uso, com recuo mais forte na produção de bens de consumo duráveis (-9,3%) e bens intermediários (-4,3%). Houve alta pequena de 0,4% M/M na produção de bens de capital, mesmo com a queda na parte de transporte dos bens de capital (-1,3% M/M).

A produção industrial de agosto mostrou que a atividade econômica não deve ter uma recuperação linear e constante, com alguns retrocessos devendo ocorrer no caminho. Não é esperado que a atividade volte a ter trimestres de queda tão forte quanto os vistos em 2015 e no começo de 2016, porém a retomada mais consistente do crescimento deve ocorrer a partir do quarto trimestre de 2016, e ele deve ser menos intenso que em recuperações passadas devido a vários entraves, como a alta alavancagem de empresas, famílias e governo. Para o ano de 2016, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de -6,7%.

Topo